REDE LOCAL PARA A EDUCAÇÃO
Tudo o que precisa saber sobre nós
COMO TUDO COMEÇOU
A Rede Local para a Educação é o resultado de um conjunto de iniciativas, recorrentes, que desde 2016 se procuram implementar no Concelho de Cuba, juntando um conjunto cada vez mais alargado de entidades do concelho, as quais, informalmente, se articulam entre si para a oferta, por exemplo, de atividades de ocupação dos tempos livres dos jovens em períodos de pausa escolar, mas não só.
MOTIVAÇÃO
A motivação que leva à constituição da Rede resulta de um conjunto de grupos de trabalho prévios onde se tornou clara a necessidade urgente de mudar e de inovar no processo educativo dos mais jovens, atualizando o modelo educacional atual para um mais moderno, capaz de preparar os jovens para o presente e futuro, e capacitando-os para superar os desafios mais prementes da sociedade atual.
PORQUÊ UMA REDE?
Só com o trabalho em rede será possível mobilizar os mais importantes recursos locais (humanos, naturais, culturais, patrimoniais, intergeracionais, entre outros) dando resposta efetiva: aos principais interesses dos jovens; às suas necessidades educacionais; e aos principais desafios que a sociedade enfrenta; providenciando às famílias soluções de ocupação positiva dos tempos livres dos seus educandos.
O QUE É ENTÃO A REDE?
É uma estrutura de cooperação, protocolada, aberta à livre participação de todas as entidades, públicas ou privadas, e representantes da sociedade civil, sediadas ou com ação no Concelho de Cuba, visando o desenvolvimento e a animação de um ecossistema educacional comunitário (comunidade de aprendizagem).
COMO ATUA A REDE?
Capitalizando e articulando os recursos dos seus membros (humanos, sociais, culturais, patrimoniais, naturais, técnicos, materiais, tradicionais, entre outros) enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, respondendo aos principais interesses dos jovens, às suas necessidades educativas e aos principais desafios da sociedade.
O QUE É O SPARKSEEDS?
SparkSEEDs [Empowering Youth Learning Communities] é o nome do Projeto, financiado ao abrigo do Programa Erasmus+ Juventude em Ação da União Europeia, que veio dar corpo à ideia de constituição de uma rede e concretamente à consolidação de uma verdadeira Comunidade de Aprendizagem no Concelho de Cuba.
OBJETIVOS DA REDE
QUEM PODE PARTICIPAR?
TODAS AS PESSOAS E ENTIDADES, PÚBLICAS OU PRIVADAS, COM AÇÃO NO CONCELHO DE CUBA PODEM PARTICIPAR.
A adesão à Rede, que pode ocorrer em qualquer data, é totalmente voluntária e efetiva-se através da outorga do Acordo de Parceria e Cooperação da Rede.
O pedido de adesão de novas entidades deve ser dirigido à entidade coordenadora, através dos contactos disponíveis neste Site, a qual depois entrará em contacto consigo para o/a esclarecer sobre os próximos passos.